Após analisarmos tecnicamente e coletarmos os dados, emitimos o documento, Laudo ART, descrevendo as intervenções que serão realizadas e quais materiais serão empregados no projeto. Neste documento serão descritas as intervenções que serão realizadas e quais materiais serão empregados na obra ou reforma do imóvel. 8) Quais informações são necessárias para se emitir uma ART? O Laudo ART é responsável resumidamente por garantir a sua segurança e a de seus vizinhos condôminos, assim como, sua comodidade. laudo ART Você conta com certificado de conclusão do curso que servirá tanto para você mostrar aos seus clientes e parceiros quanto aos seus amigos e familiares. Além disso, não há, no Brasil, a possibilidade de negociar um automóvel sem este documento, tanto que, para atualizá-lo, é preciso que negociador e comprador assinem o documento. Pois com este laudo, o profissional está assumindo para as autoridades a sua responsabilidade nos projetos fornecidos ao seu cliente. Este termo é um documento que comprova a participação de um profissional capacitado em sua obra, portanto, a melhor alternativa é procurar referências no mercado. De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, as ARTs podem ser classificadas de três maneiras: tipo, registro ou participação técnica.
ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento fornecido por um engenheiro, emitido através do sistema do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) onde o profissional se coloca na posição de responsável, orientador ou fiscalizador de determinado trabalho. O profissional se coloca na posição de responsável, orientador ou fiscalizador de determinado serviço, garantindo o contrato firmado entre o profissional e seu cliente empregador, para execução de obras ou serviços. Ela é emitida por profissionais com formação nas áreas de engenharia, geologia, geografia, agronomia e/ou meteorologia; sempre que firmado contrato de execução de serviços ou obras. O Laudo Art especifica de forma clara todo o serviço prestado, desde os equipamentos utilizados, sendo considerado um contrato entre o cliente e o engenheiro. Apenas profissionais registrados no CREA podem emitir o Laudo ART, e deve ser feito para cada serviço prestado. Quem não pode emitir, não pode oferecer o serviço. Sendo assim, quem não pode emitir os laudos, não poderá exercer o serviço, tornando-se uma prática e obra ilegal. Assim, laudo ART caso aconteça algum erro ou dano relacionado ao trabalho, a contratante fica resguardada juridicamente.
Assim, a ART tem função de defesa da sociedade, proporcionando também segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado. Esta necessidade surgiu em função de diversos problemas e desastres com fatalidades ocorridos durante execuções de obras em apartamentos e condomínios. Quando uma obra em apartamentos e condomínios precisa ser executada, alguns pontos devem ser levados em consideração, sendo o principal deles a segurança da estrutura e de seus moradores. A norma ABNT NBR 16.280 estabelece que toda obra em edificações em imóveis como condomínios e apartamentos deve ser respaudada por um engenheiro habilitado que junto ao CREA emitirá um laudo ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para que o proprietário da obra possa seguir com a mesma. Desta forma, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) são documentos assinados por profissionais com registros em conselhos e que assumem a responsabilidade pelo projeto e edificação de um obra ou reforma. O conteúdo do texto desta página é de direito reservado.
A inicial é aquela que se refere ao início de uma determinada atividade técnica, desta forma, ela é emitida antes de começar um projeto. A Anotação de Responsabilidade Técnica, mais conhecida como ART, garante que um determinado profissional tem habilitação técnica para desenvolver um determinado projeto. O que é o Registro de Responsabilidade Técnica? Muito conhecidas no mercado imobiliário, são dois documentos exigidos pela legislação brasileira para garantia de adequação técnica de uma obra. A vistoria, como já conversamos, consiste em uma avaliação mais visual, ou seja, confere apenas componentes de segurança e documentos do veículo, por exemplo, a fim de verificar se estão conforme impõe a legislação. Dentre muitas mudanças realizadas sem a avaliação necessária, foram retirados elementos estruturais que acabaram ocasionando o colapso da edificação. Na prática essa norma vem sendo aplicada na maioria por prédios residenciais e comerciais, mas ela se aplica à toda edificação. Realizamos uma visita técnica para verificar a situação da edificação e seu entorno e analisamos todos os serviços que se pretende realizar, a fim de verificar se, além do Laudo de Reforma, serão necessários projetos e/ou laudos técnicos complementares.
No comments:
Post a Comment